Quando é lançada uma nova versão de um plugin, vais poder decidir se a instalas de imediato ou se adias as atualizações automáticas até 24 horas.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, eu sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, que traz as notícias semanais da Comunidade WordPress.
Neste episódio, encontras a informação de 11 a 17 de agosto de 2025.
O lançamento inicial dos lançamentos faseados de plugins já está ativo como uma nova funcionalidade que permite distribuir as atualizações primeiro apenas para um subconjunto de sites antes de chegarem a todos, reduzindo riscos. Para já, aplica-se apenas a plugins que usam o sistema de “Confirmação de Lançamento” e funciona em instalações com WordPress 6.6 ou superior.
A estratégia é atrasar as atualizações automáticas por 24 horas, enquanto os administradores podem sempre atualizar manualmente a partir do painel, permitindo que os utilizadores mais proativos detetem potenciais problemas mais cedo.
Esta medida procura mitigar problemas comuns, como incompatibilidades ou erros não detetados, que normalmente só aparecem quando uma atualização já foi amplamente distribuída em todos os sites. Ao dar prioridade a quem atualiza manualmente, o WordPress recebe feedback útil logo nas primeiras horas.
Tecnicamente, é o WordPress.org que gere a instrução para não atualizar automaticamente, mas apenas em sites que cumpram o requisito mínimo da versão 6.6+. No entanto, ainda não consegue distinguir entre atualizações manuais e automáticas. Além disso, apenas as automáticas são bloqueadas e não impede que o plugin seja atualizado, confiando em que as ferramentas de terceiros respeitem esse sinal para adiar as atualizações automáticas.
Gutenberg 21.4 com melhorias nas DataViews
O lançamento do Gutenberg 21.4 traz melhorias importantes para as DataViews. Agora, as tabelas podem agrupar por campos — funcionalidade que antes estava limitada às grelhas —, além de outras melhorias:
- as grelhas usam imagens responsivas para melhor desempenho,
- os filtros podem ser bloqueados para criar vistas pré-configuradas,
- o filtro por datas está mais intuitivo graças ao calendário integrado e
- o estado de “sem resultados” pode agora ser personalizado.
Entretanto, o Modo de Escrita ganha um toque criativo com o novo botão “misturar estilos”, que gera variações aleatórias para experimentar visuais diferentes no teu site.
Este modo, em conjunto com o Modo de Design, continua experimental e procura separar de forma clara a edição de conteúdos da personalização visual, incentivando os utilizadores a experimentar e dar feedback.
Performance experimenta FetchPriority
A equipa de Performance está focada em garantir que o suporte para FetchPriority esteja pronto para o WordPress 6.9, para que seja incluído no core. Estão também a continuar o trabalho sobre insights de OPcache e a avançar com os plugins View Transitions e No-cache BFCache.
Meetup de Faro esta semana
Esta semana, na sexta, 22, pelas 18:30, terá lugar no UALG TEC Campus (Faro) um evento gratuito da comunidade WordPress Faro. O meetup vai abordar “WordPress Performance Optimisation: A Practical Guide for 2025“.
Este encontro, em inglês, será uma excelente oportunidade para aprenderes as mais recentes estratégias de optimização performance WordPress, apresentadas de modo claro e acessível.
A sessão será apresentada por Rúben Martins, full-stack developer especializado em WordPress.
A participação é gratuita mas pede-se a confirmação de presença na página do evento no Meetup.com.
Por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informação, bem como o podcast noutras línguas, em WPpodcast .org.
Obrigado por ouvires e até ao próximo episódio.
Deixe um comentário