O WordPress 6.9 chegará a 2 de dezembro e estamos apenas a um mês do lançamento da primeira versão beta, que já deverá incluir todas as novas funcionalidades.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, eu sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, que traz as notícias semanais da Comunidade WordPress.
O WordPress 6.9 está a avançar com várias atualizações importantes à medida que se aproxima da beta 1, agendada para 21 de outubro.
Entre as mudanças em desenvolvimento está a possibilidade de ocultar blocos, que está a ser refinada como uma experiência dentro do Gutenberg, e a expansão da paleta de comandos, embora a sua utilização no frontend tenha sido descartada por agora.
Também está em curso o trabalho em comentários ao nível de bloco, na melhoria da interface e na resolução de problemas de acessibilidade.
Outro foco são os novos blocos que poderão ser adicionados a esta versão:
- acordeão,
- termos de consulta (query terms),
- breadcrumbs para artigos,
- ícones,
- texto responsivo,
- separadores,
- e outros em fase de estabilização,
- como o bloco de índice (table of contents)
- ou o bloco de tempo estimado de leitura.
Todos eles estão agrupados como experiências no Gutenberg e serão avaliados individualmente para decidir a sua inclusão na versão final do 6.9. A comunidade é incentivada a testá-los e reportar problemas para melhorar a experiência.
Por fim, há um esforço para simplificar a edição de sites, explorando dois caminhos:
- um modo alternado de escrita e design,
- ou uma abordagem em que os padrões são apenas conteúdo por omissão.
A ideia é oferecer uma experiência mais simples, sem camadas desnecessárias de complexidade, permitindo que os utilizadores se concentrem no conteúdo e detalhem padrões apenas quando necessário. Embora ainda em fase experimental, esta direção aponta para ser uma das mudanças conceptuais mais importantes que poderá moldar a edição no WordPress 6.9.
Equipa de IA acompanha a discussão sobre o futuro da Abilities API
A equipa de IA está a acompanhar a discussão sobre o futuro da Abilities API, fundamental para o WordPress 6.9. Foi recomendada a separação das operações CRUD em capacidades mais específicas, a criação de permissões distintas para cada tipo de conteúdo e a definição de um sistema de permissões mais granular e seguro.
Os próximos passos incluem:
- finalizar o âmbito da API na versão 6.9,
- -implementar filtros por categorias e namespaces,
- e estabelecer controlos de exposição na REST API.
O objetivo é que o sistema seja escalável e claro, tanto para programadores como para a sua integração com modelos de inteligência artificial.
A beta do WordPress 6.9 está marcada para 21 de outubro, altura em que a primeira versão da Abilities API será integrada no core.
Isto levou a discussões sobre a alteração do tipo de pacote da API para um plugin WordPress, as expectativas em torno de pacotes Composer e a possível inclusão de capacidades do lado do cliente.
Foi decidido lançar um número mínimo de capacidades iniciais, incluindo uma para “descobrir capacidades”, e avançar com a publicação do MCP Adapter 0.2.0. Dentro de alguns dias será decidido quais as capacidades específicas que vão chegar com o WordPress 6.9.
BuddyPress com três atualizações
A equipa do BuddyPress lançou as versões 14.4.0, 12.6.0 e 11.5.1 como atualizações de manutenção e segurança. Estas versões corrigem uma falha na REST API que poderia expor dados de registo, incluindo endereços de email, e melhoram a função de cancelamento de subscrição de emails. Recomenda-se a atualização imediata para garantir a segurança do site.
WordPress Day for Ecommerce, no Porto, anuncia três novos oradores
A organização do WordPress Day for Ecommerce, que decorre no Porto a 15 de novembro, lançou um novo lote de bilhetes para o evento e anunciou três novos oradores: Katie Keith, fundadora e CEO da Barn2 Plugins, e os programadores Marcel Schmitz e Rúben Martins.
Na sua apresentação “Como instalar e integrar um servidor MCP com WooCommerce e ChatGPT para criar um bot inteligente para a sua loja”, Marcel Schmitz vai ensinar, passo a passo, como criar um bot que realmente funciona.
Katie Keith vai falar sobre o que as principais lojas de ecommerce fazem certo (e como também podes fazer), analisando cinco casos reais de lojas globais e mostrar exatamente quais são as funcionalidades que realmente impulsionam as vendas.
Rúben Martins vai partilhar métodos para uma otimização de desempenho no WooCommerce, com estratégias práticas para marcar a diferença.
Meetup de Lisboa aborda velocidade e segurança
O Meetup WordPress de Lisboa vai abordar, a 14 de outubro, questões relacionadas com a velocidade e segurança, em particular usando Cloudflare.
Nesta sessão, com apresentação do Greg Jorgensen, vamos explorar como a plataforma da Cloudflare oferece uma solução dupla para os desafios mais comuns enfrentados pelos utilizadores do WordPress: desempenho e proteção.
A sessão decorrerá em Inglês.
Por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informação, e o podcast noutras línguas, em WPpodcast.org.
Obrigado por ouvires e até ao próximo episódio.
Deixe um comentário