5. A caminho do WordPress 6.7

·

Faltam apenas 2 meses até ao lançamento do WordPress 6.7. O guião está pronto, concentrando-se no que esta versão poderá trazer.

Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.

Program transcript

Olá, eu sou José Freitas e estás a ouvir WordPress Podcast, com as notícias semanais da Comunidade WordPress.

Neste episódio, encontras a informação de 2 a 8 de Setembro de 2024.

Quais são os principais aspetos do WordPress 6.7? O roadmap foi publicado com as ideias principais destinadas ao lançamento a 12 de novembro de 2024.

Estes incluem:

Começando pelo novo tema padrão: Twenty Twenty-Five, concebido para ser versátil, para proporcionar o necessário para blogs simples a configurações mais avançadas. Este tema aproveita melhor os blocos e os padrões no editor, tornando-o flexível para diferentes tipos de sites.

As melhorias na experiência do utilizador também estão a ser introduzidas em visualizações de dados, permitindo uma gestão mais eficiente e personalizada de grandes volumes de informação. As melhorias incluem mais opções de filtros e de apresentação, beneficiando os administradores de conteúdo.

Outro foco passa por melhorar o bloco Query Loop. Com vários pontos, como:

  • tornar a sua configuração mais intuitiva, incluindo a opção de excluir o ID do post atual,
  • melhorar as mensagens de aviso
  • e adicionar filtros por formato de post.

Além disso, estão a ser feitos ajustes nas definições e interface padrão para melhorar a experiência do utilizador e torná-la mais clara e acessível.

Outro aspeto importante é o trabalho no editor de blocos. Novas características, como o modo zoom, vão fazer com que fique mais fácil visualizar e personalizar padrões de blocos, permitindo ajustes de design mais precisos. A API de registo de modelos também está a ser refinada, melhorando a criação e personalização de modelos para temas baseados em blocos.

No tratamento de multimédia, o WordPress 6.7 apresenta suporte para o formato HEIC, utilizado pelos dispositivos Apple. Isto expande a compatibilidade com mais formatos de imagem, otimizando a utilização de ficheiros de media na web sem sacrificar a qualidade ou o desempenho.

No lado mais técnico, temos:

  • A API de Registo de Template API, que simplifica o registo de modelos para plugins, reduzindo a complexidade com uma API mais intuitiva.
  • A API de opções de pré-visualização, que permite que os plugins adicionem opções personalizadas ao menu de visualização do editor.
  • A API de Interatividade, que melhora a estabilidade e o desempenho, adicionando suporte para novas funcionalidades, como a galeria de imagens com a lightbox.
  • A Block Bindings API, que facilita a ligação de dados dinâmicos aos blocos e adiciona uma interface para ligar atributos.
  • E a API HTML, que aumenta o grau de confiança na manipulação HTML em blocos e melhora a integração com a API de interatividade.

Embora haja muito aqui, este é apenas o ponto alto do que provavelmente veremos na nova versão.

Mas o WordPress 6.7 não é a única versão que está a chegar. O WordPress 6.6.2 será lançado para resolver vários problemas de CSS, que levaram a que alguns utilizadores permanecessem na versão principal anterior, o WordPress 6.5. Esta versão aborda todos estes problemas e deve estar disponível no dia 10 de setembro.

Após os incidentes anteriores de segurança, o WordPress vai introduzir alterações de segurança a partir de 1 de Outubro de 2024 para os autores de plugins e temas.

Estas alterações incluem a autenticação obrigatória através de dois fatores (2FA), para reforçar a segurança de contas com o acesso a commit, e a introdução de senhas específicas no Subversion para aceder ao repositório de código. Estas medidas visam fortalecer a segurança do ecossistema do WordPress e proteger as principais contas dos programadores.

A utilização da autenticação de dois fatores protegerá as contas primárias, enquanto as palavras-passe SVN separam o acesso ao commit das credenciais gerais, aumentando a segurança e a flexibilidade na gestão de palavras-passe.

A equipa Design está a trabalhar em consolidar e melhorar o sistema de design do plataforma, integrando ferramentas como a biblioteca Figma e o Storybook. O objetivo é criar um sistema de referência unificado que facilite a consistência e a acessibilidade nas contribuições de design e desenvolvimento. Este esforço é crucial para o WordPress Phase 3, especialmente no redesenho da interface administrativa, proporcionando experiências consistentes para os utilizadores e programadores.

As melhorias incluem a atualização da biblioteca de componentes e o aumento da modularidade. Além disso, está a ser desenvolvida uma única fonte de referência para padrões de design, garantindo que todos trabalham com a mesma linguagem visual e técnica.

A atualização de Data Views centra-se na melhoria da experiência do utilizador no sistema de administração e na funcionalidade de visualização de dados.

As principais características incluem:

  • Consolidação da interface do utilizador para ações em massa.
  • Várias melhorias na experiência do utilizador do uso de filtros.
  • Alguns ajustes na apresentação de opções.
  • Otimização da densidade do design em grelha.
  • Evolução da edição rápida.

Se tens experiência com o WordPress e és apaixonado por ensinar, esta é a tua oportunidade! Junta-te à equipa Training como um host de workshop online e ajudar a comunidade global a melhorar as suas competências.

Não precisas de ser um especialista, apenas teres a vontade para partilhar o conhecimento e contribuir para o crescimento dos outros. Podes tornar-te num membro chave desta equipa, criar impacto e ligar-te a outros entusiastas do WordPress.

A equipa Community emitiu um lembrete para as comunidades locais que não estão a reativar os seus eventos, indicando que estas comunidades serão fechadas numa questão de semanas. O processo envolve vários passos e, em muitos casos, antes do momento final, alguém avança para tomar a liderança do grupo.

Além disso, durante a pandemia do COVID-19, quando muitos eventos online estavam a ser preparados, a comunidade WordPress abriu várias contas Zoom e disponibilizou-as para todos utilizarem para eventos. Depois de vários meses com pouca utilização, foi decidido fechar estas contas disponíveis para Meetups.

O projeto GatherPress fez progressos significativos e está agora a procurar feedback dos organizadores de meetups WordPress. O objetivo é incentivar os utilizadores a testar a plataforma e a fornecer feedback sobre a sua funcionalidade, especialmente na gestão de eventos. Este “Call for Feedback” é crucial para melhorar a integração com o WordPress.org e garantir o seu sucesso futuro.

Melhorias recentes incluem acessibilidade, integração com OpenStreetMap, importação/exportação de eventos e uma funcionalidade de visualização em direto. Novas características também estão a ser desenvolvidas, como a gestão de eventos recorrentes e a integração com o ActivityPub.

A equipa Sustentabilidade definiu o seu percurso para o resto de 2024, concentrando-se em três áreas: ambiental, social e económica.

As iniciativas incluem a criação de um plugin de sustentabilidade, a promoção do manual de eventos sustentáveis, o desenvolvimento de painéis de contribuição e a colaboração com organizações externas para garantir o apoio financeiro para o projeto.

E, por fim, este podcast está distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do WordPress Podcast em espanhol; pode encontrar todos os links para mais informações e o podcast noutras línguas, em WordPress Podcast .pt.

Obrigado por ouvires e até ao próximo episódio!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *