A equipa de Documentação está a propor a criação de documentação com a ajuda de inteligência artificial, mas sempre com um factor humano intermédio para garantir supervisão.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, sou José Freitas, e estás a ouvir o WPpodcast, com as notícias semanais da Comunidade WordPress.
Neste episódio, encontras a informação de 21 a 27 de julho de 2025.
Criar documentação pode ser um processo bastante moroso, Agora existem ferramentas de inteligência artificial que, com apenas algumas ideias, podem ajudar a gerar um texto completo.
Por isso, a equipa de documentação do WordPress propôs um fluxo de trabalho para integrar a inteligência artificial na criação de nova documentação para utilizadores da versão 6.9, mantendo sempre o controlo e a supervisão humanos.
Trata-se de um projeto-piloto focado exclusivamente na criação de novos artigos, em que a IA gera rascunhos iniciais seguindo as diretrizes oficiais de estilo, mas sem nunca substituir a experiência dos contribuidores, que mantêm a responsabilidade final pela revisão, edição e publicação do conteúdo. Fases futuras poderão incluir a atualização de documentação existente e a automação de capturas de ecrã através de ferramentas como o WordPress Playground.
O fluxo de trabalho proposto inclui várias fases sequenciais:
- primeiro, definir claramente o âmbito, o público-alvo e o tipo de artigo;
- depois, pedir à IA um rascunho estruturado, com referências internas a notas de desenvolvimento, Trac e GitHub;
- em seguida, submeter esse rascunho a uma verificação de factos e edição humana para garantir exatidão técnica e correção linguística;
- depois, realizar verificações de estilo, acessibilidade e inclusão;
- uma vez cumpridos esses critérios, o conteúdo é publicado com total transparência quanto ao uso de IA, registando detalhes do processo e dos contribuidores envolvidos no histórico de alterações;
- e por fim, refletir sobre sucessos e erros para documentar melhorias e preparar iterações futuras.
Para preservar a integridade da documentação, foram definidas salvaguardas, incluindo:
- a proibição de publicação de conteúdo gerado por IA sem revisão humana,
- a obrigação de basear prompts em fontes verificáveis para evitar alucinações,
- e a não utilização de dados privados do WordPress.org para treinar modelos mas sempre com uma abordagem centrada no humano.
O aspeto ético é também destacado: a IA existe para reduzir fricção na escrita, não para substituir os contribuidores.
Testes e análises de teste
Antes do lançamento da versão 6.9, a equipa vai colaborar no design e teste de prompts, partilhar resultados em reuniões e no GitHub, criar bibliotecas de exemplos reutilizáveis e lançar as bases para futuras automatizações em ciclos seguintes.
Sobre os testes ao software WordPress, o primeiro relatório de análise de qualidade do WordPress detalha como a equipa de testes, agora com mais de 50 membros, evoluiu de testes básicos para uma abordagem abrangente de garantia de qualidade, após analisar manualmente os 217 commits incluídos entre as versões 6.8.0 e 6.8.2.
Foi introduzido um sistema de pontuação, atribuindo até 5 pontos por commit, com base em testes automáticos, revisões de código e testes manuais, obtendo uma média de 2,47 pontos e revelando uma cobertura de testes limitada. Apenas 29 dos 52 commits de melhoria incluíram testes.
Além disso, houve um desfasamento significativo entre os 366 relatórios de teste gerados por 58 contribuidores e a efetiva incorporação desses resultados no core, refletido em apenas 8% dos commits relacionados.
Proposto o lançamento do WordPress Test Contributors Group
Com base nestas conclusões e em duas sessões de feedback, surgiu a proposta de criação do WordPress Test Contributors Group, um espaço aberto, sem requisitos de antiguidade, que privilegia o contacto entre pares e a partilha de conhecimento para colmatar a lacuna identificada entre testadores e committers. A visão é garantir um nível de qualidade tal que qualquer programador possa integrar código com confiança, e a missão é orientar quem quer especializar-se, promovendo talento focado e aprendizagem colaborativa contínua.
Para isso, os membros serão organizados por áreas ou componentes específicas, como Media ou ferramentas de construção, com uma estrutura horizontal e apoio de mentores para ajudar cada pessoa a tornar-se especialista na sua área.
O processo de integração passa pela escolha de um componente, participação em sessões de onboarding ou contacto direto com membros ativos, e envolvimento num ciclo de feedback para medir o progresso. Após cinco a seis meses de trabalho especializado, o grupo deverá atingir o nível de excelência proposto.
Equipa de Alojamento propõe nova descrição
A equipa de Alojamento (Hosting) propõe atualizar a descrição da equipa, argumentando que as versões atuais são demasiado breves e não refletem com clareza o seu papel na colaboração com a indústria, testes distribuídos e educação dos utilizadores.
Para isso, foram apresentados três rascunhos com diferentes níveis de detalhe, posicionando a equipa como intermediária entre fornecedores de alojamento e programadores WordPress, com ênfase na identificação de bugs, documentação técnica e promoção de diálogo através de reuniões semanais.
Equipa de fotografia lança Concurso de Verão
A equipa de Fotografia (Photos) lançou o Concurso Fotográfico de Verão, convidando-te a submeter fotografias com sabor a verão tiradas durante o mês de agosto e a carregá-las no diretório de fotografias do WordPress com a hashtag #SummerPhotoContest.
Um grupo de fotógrafos e moderadores da equipa vai selecionar as suas fotos favoritas, e os vencedores receberão prémios especiais a anunciar em breve, bem como destaque no Diretório de Fotografias.
Anunciado WordPress Day for Ecommerce, no Porto, em novembro
O Porto vai acolher, a 15 de novembro, um evento WordPress dedicado em exclusivo ao ecommerce. O WordPress Day for Ecommerce vai abordar, nesta edição de um dia, tudo relacionado com comércio eletrónico.
O evento está agendado para 15 de novembro, sábado, entre as 9h30 e as 18h. Vai ter duas tracks com cerca de 12 oradores em palco.
Uma das tracks terá um caráter técnico, com tópicos relacionados com plugins, performance, métodos de pagamento, utilização da inteligência artificial e desenvolvimento para ecommerce.
A outra track terá uma vertente não técnica, abordando questões como estratégia, desenvolvimento de negócio e marketing, entre outros tópicos.
Para já, estão abertas as fases de candidaturas para oradores e as candidaturas para patrocinadores, sendo que é de esperar, para breve, o início da venda de bilhetes.
O número de bilhetes disponíveis será bastante limitado. Serão apenas colocados à venda 100 bilhetes, por um valor de 25€, que inclui acesso a todas as sessões, bem como aos coffee-breaks e almoço, além de todo o networking.
Por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informação, bem como o podcast noutros idiomas, em WPpodcast.org.
Obrigado por ouvires e até ao próximo episódio.
Deixe um comentário