O núcleo do WordPress vai incorporar funcionalidade nativa para incluir imagens incorporadas em emails, sem depender de links externos ou de conteúdo em BASE64.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, que traz as notícias semanais da Comunidade WordPress.
Neste episódio, vais encontrar a informação de 1 a 7 de setembro de 2025.
A equipa do Core introduziu suporte melhorado para imagens incorporadas diretamente em emails gerados pelo sistema. Agora já é possível incluir imagens inline no corpo do email, garantindo que estas são exibidas corretamente em clientes que bloqueiam imagens externas ou não carregam anexos automaticamente. O objetivo é alcançar maior fidelidade visual sem sacrificar a compatibilidade nem a fiabilidade na entrega.
Esta funcionalidade é implementada com um sistema que utiliza content IDs para referenciar imagens incorporadas, em vez de depender de links externos ou de codificação base64, que muitas vezes falham ou são bloqueados pelos clientes de email. O resultado são emails mais robustos, visualmente mais consistentes e menos sujeitos a falhas devido a restrições do cliente de destino.
No Blog de Programadores, há uma explicação sobre como levar o desenvolvimento de plugins um passo mais além, integrando:
- namespaces PHP,
- autoloading via Composer
- e padrões de codificação unificados para PHP, JavaScript e CSS.
O objetivo é manter a qualidade do código e permitir uma escalabilidade eficiente, tanto para programadores individuais como para grandes equipas.
Os passos concretos estão detalhados:
- configurar o autoloading PSR-4 num
composer.json
, - dividir a funcionalidade em classes dentro de namespaces claros,
- usar ferramentas de linting e autoformatação para manter padrões consistentes em todas as linguagens utilizadas
- e organizar a estrutura do plugin para que seja modular, fácil de manter e livre de conflitos de nomes.
A equipa de Hosting (Alojamento) lançou o seu inquérito anual para analisar a forma como as empresas de alojamento que prestam serviços WordPress operam, com questões sobre a empresa, stack tecnológica, práticas de segurança, experiência com WordPress, suporte, entre outros aspetos.
O inquérito já está disponível e encerra a 15 de outubro.
60.187 plugins no diretório
A equipa de Plugins publicou um resumo destacando que existem 60.187 plugins no diretório WordPress.org e que, só nos primeiros 9 meses, foram submetidos mais de 7.600 plugins para revisão, o que representa mais 87% do que em todo o ano anterior.
Um dado muito interessante é que, graças às novas ferramentas de revisão e controlo, 65% dos programadores seguem o processo de revisão, o que representa um aumento de 17% em relação ao ano passado, melhorando assim o fluxo de trabalho.
WordPress Day for Ecommerce já vende bilhetes
Os bilhetes para o WordPress Day for Ecommerce estão oficialmente à venda.
Se tens uma loja online que “sobrevive” mas sonhas com uma que prospera, se és empresário com ambições digitais ou programador que quer estar sempre na liderança, então marca já na agenda: 15 de Novembro de 2025, sábado, no Porto.
Por apenas 25€ recebes uma experiência completa:
- Acesso total às duas salas
- 9 horas de conhecimento especializado
- Contacto direto com +100 profissionais da área
- Café de boas-vindas
- 2 coffee-breaks
- Almoço
- Saco de brindes dos patrocinadores
- Networking com especialistas nacionais e internacionais.
O evento tem uma lotação máxima prevista de 150 pessoas e vai colocar apenas 100 bilhetes à venda. Os restantes estão destinados a organizadores, oradores e patrocinadores.
Por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons, como versão derivada do podcast em espanhol. Podes encontrar todos os links com mais informação, bem como o podcast noutras línguas, em WPpodcast.org.
Obrigado por ouvires e até ao próximo episódio.
Deixe um comentário