A equipa de Documentação foi excluída do lançamento do WordPress 6.8, e essa experiência continua no WordPress 6.9, criando uma situação em que falta informação sobre a nova versão.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, com as notícias semanais da Comunidade WordPress.
Neste episódio, encontras as informações de 8 a 14 de setembro de 2025.
O WordPress está a testar uma estrutura mais leve para a sua Release Squad, com menos membros na equipa central de lançamento, procurando reduzir a carga operacional. Uma das mudanças mais significativas é que a equipa de Documentação foi excluída da release squad, passando a ter apenas uma ligação (liaison), em vez de liderança ou representação efetiva nas decisões ao longo do ciclo.
Isto tem consequências concretas: a documentação tende a ser feita “quando houver tempo”, criando várias situações.
Primeiro, alguns materiais para utilizadores ou técnicos chegam tarde ou incompletos, forçando utilizadores, equipa de suporte ou a comunidade a “tapar buracos” mesmo depois da versão já estar em produção.
Depois, contribuir para a documentação perde valor visível se os autores não tiverem um papel claro ou reconhecimento durante o processo de lançamento, o que desmotiva a participação.
O feedback recolhido reforça fortemente estas preocupações: vários colaboradores argumentam que reduzir a participação em nome da eficiência arrisca corroer a transparência, tornar invisíveis necessidades essenciais e desmotivar pessoas. É visto como uma decisão que não afeta apenas a qualidade técnica mas também a saúde da comunidade: reconhecimento, moral e retenção de voluntários.
Como vários comentários deixam claro: “A documentação não é acessória, é infraestrutura. Se não estiver bem integrada, o produto e a experiência do utilizador sofrem.”
Por isso, o apelo da equipa de Documentação é claro para o próximo lançamento (WordPress 6.9):
- restaurar uma liderança de documentação definida e com autoridade real;
- estabelecer barreiras que impeçam a publicação de novas versões sem notas para programadores, documentação de utilizadores revista e todos os recursos associados ao lançamento;
- garantir pelo menos um nível mínimo de dedicação equivalente a três funções a tempo inteiro entre os que trabalham nos materiais.
Como afirmam, um lançamento de WordPress não está verdadeiramente completo até a documentação estar concluída e isso significa não só código, mas também manuais, exemplos, changelogs e guias. Sem isso, a parte técnica funciona, mas a adoção, o suporte, a satisfação dos utilizadores e a comunidade ficam enfraquecidos.
Novo canal no Slack chamado content-creators
Entretanto, à medida que a documentação perde peso, foi lançado um novo canal no Slack chamado #content-creators, para ligar criadores de conteúdos, tanto veteranos como principiantes, de forma a partilhar feedback de audiências, relatórios de erros ou melhorias ao criar conteúdos, e para divulgar mais rapidamente as novas funcionalidades do WordPress. Apesar de já estar ativo, é visto como uma experiência que vai evoluir conforme as necessidades dos criadores.
Dentro de seis meses, o seu desempenho será avaliado: será medido o número de pessoas que aderiram, o nível de participação, e realizados inquéritos entre os criadores para perceber se tem sido realmente útil. Qualquer pessoa que produza conteúdos relacionados com WordPress é convidada a juntar-se, mesmo que não se considere “especialista” ou se sinta insegura; o canal é aberto, incluindo para quem apenas queira acompanhar as conversas.
A equipa de Core vai obrigar todos os utilizadores que pretendam publicar conteúdos no Make/Core a terem 2FA ativado. Esta exigência entra em vigor a 16 de setembro, e todos os utilizadores com funções de Administrador, Editor ou Autor que não ativem o 2FA perderão esse estatuto e serão rebaixados para Colaborador.
A equipa de Performance já está focada, seis semanas antes da primeira beta do WordPress 6.9, em 25 tickets que deverão ser incluídos nesta versão.
Algumas das melhorias estão relacionadas com o carregamento de certos elementos, continuando linhas já existentes, melhorias ao script fetchpriority e armazenamento e utilização de chaves para otimização.
Como criar um bloco em formato de botão
No Developer Blog, foi publicado um novo artigo com um guia passo-a-passo sobre como criar um bloco em formato de botão que permite aos utilizadores alternar o tema do site entre modo claro e escuro. O sistema é construído com a Interactivity API, não exige bloco personalizado, aproveita ferramentas modernas de CSS e pode ser aplicado a qualquer tema.
A equipa de Systems vai redirecionar os domínios wordpress.ong
e wordpress.ngo
para a página de donativos da WordPress Foundation.
Também irão redirecionar os domínios wordpresscampusconnect.org
e wpcampusconnect.org
para a respetiva página de eventos.
James Kemp, Core Product Manager da WooCommerce, vai estar no WordPress Day for Ecommerce
James Kemp, Core Product Manager da WooCommerce, vai estar no WordPress Day for Ecommerce.
James Kemp lidera as iniciativas estratégicas que definem para onde caminha o WooCommerce.
Com uma mentalidade voltada para o programador e experiência sólida em código aberto, SaaS e comércio eletrónico, James supervisiona a direção geral da plataforma.
Durante 45 minutos, vamos mergulhar no futuro das vendas online numa conversa dividida em dois momentos complementares:
- Fase de entrevista onde James vai partilhar a visão estratégica do WooCommerce, as tendências que vê no mercado, e as funcionalidades que estão a ser desenvolvidas para responder aos desafios reais dos utilizadores da plataforma.
- Fase de perguntas e respostas diretas onde tu e outros participantes podem colocar as questões que consideras mais prementes.
Os bilhetes para o evento estão já disponíveis para compra. A participação custa apenas 25€.
Meetup WordPress de Lisboa aborda automatização do desenvolvimento de plugins com GitHub Action
Se desenvolves plugins para distribuir na comunidade WordPress ou directamente aos teus clientes, certamente já te deparaste com tarefas repetitivas e aborrecidas que consomem mais tempo do que gostarias.
No próximo meetup de Lisboa vais ter uma apresentação sobre como algumas dessas tarefas podem ser automatizadas de forma simples através de GitHub Actions, facilitando a gestão de plugins alojados em WordPress e permitindo-te focar no que só um humano consegue fazer: criar soluções úteis e inovadoras.
A sessão será apresentada por Pedro Mendonça, editor da tradução portuguesa do WordPress, contribuidor do GlotPress, autor de plugins relacionados com a tradução, designer, programador.
O meetup é esta terça, 16 de Setembro, pelas 19h00, na sala Concrete do IDEA Spaces Palácio Sotto Mayor, em Lisboa.
Este podcast é distribuído sob licença Creative Commons, como versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informação, e o podcast noutras línguas, em WPpodcast.org.
Obrigada por ouvires e até ao próximo episódio.
Deixe um comentário